A história de Ladário pequeno município situado as margens do Rio Paraguai, inicia com a chegada do Sertanista João Leme do Prado em 2 de Setembro de 1778, tinha como propósito de construir fortes para defesas, por ordem do Capitão General Luiz de Albuquerque e Mello Pereira e Cáceres, Governador da província de Mato Grosso.
Luiz de Albuquerque estava se restringido quase exclusivamente a manutenção do Forte do Príncipe da Beira, quando, de certa feita, para surpresa sua recebeu, uma carta de 7 de Março de 1774 do Capitão Geral de São Paulo, Dom Luiz Antonio de Souza Botelho Mourão denunciando o avanço castelhano, que guarnecera com cento e tantos homens e 16 peças de artilharia. Era uma violação do tratado em vigor por parte dos espanhóis; em razão do fato.
Luiz de Albuquerque voltou-se de imediato a defesa das fronteiras do baixo Paraguai, para tal iniciativa, contratou ele os serviços de João Leme do Prado, sertanista capacitado.
Escolhido área da nossa região, João Leme do Prado retornou a Cuiabá com a finalidade de trazer sua família e alguns casais e trabalhadores para a faina do desbravamento e servir de ponto de apoio para fundação de Corumbá. A nossa região tinha por habitantes apenas aborígenes, João Leme do Prado percebendo que o novo terreno era adequado para construir moradias e plantar roças se estalou, passado 19 dias, em 21 de setembro de 1778 fundava o Arraial de nossa Senhora da Conceição de Albuquerque (atual Corumbá).
Após a fundação João Leme do Prado retornou a Ladário, e deu continuidade ao prantil que estava bastante adiantado, Ladário prosseguiu em sua agricultura, sendo o primeiro parcelamento de terra, o primeiro assentamento agrícola da região.
Só com a chegada do Arsenal da Marinha, Ladário começou a se desenvolver e se urbanizar com abertura de ruas e travessas.
O Arsenal da Marinha chegou a Ladário em 1825, transferido de Cuiabá, no Mato Grosso onde teve sua pedra fundamental lançada no dia 14 de Março de 1873, tendo como inspetor o Capitão Fragata Manuel Ricardo da Cunha Couto, obra que foi concluída em Fevereiro do ano seguinte. Na entrada do arsenal foi construído um portão de alvenaria em forma de arco, sendo semelhante ao Arco do Triunfo, localizado em Paris/França, tendo uma chapa de bronze com as seguintes informações.
ANO DE MDCCCLXXIII
POR ORDEM DO MINISTRO JOAQUIM
DELFINO RIBEIRO DA LUZ, O CAPITÃO
DE FRAGATA M. R. CUNHA COUTO FUNDOU
Os primeiros moradores de ladário foram os funcionários civis e militares que trabalhavam no Arsenal da Marinha, o comercio de Ladário era pequeno, com a participação das famílias sírio-libanesa, paraguaia, italiana, portuguesa e espanhola.
O nome Ladário foi em homenagem ao Governador Capitão General Luiz de Albuquerque e Mello Pereira e Cáceres, cujo o local de nascimento, na província de Vizeu, em Portugal tem esse nome.
Nos anos 50 Ladário possuía bons índices legais para sua Emancipação Política. Ladário ganhou sua emancipação política – administrativa pela Lei Estadual nº 679, de 11 de Dezembro de 1953, projeto de autoria do Deputado Estadual Manoel Wenceslau de Barros Botelho Neto, cuja instalação foi efetuada em 17 de Março de 1954.
Teve como primeiro Prefeito Armando Thomaz de Almeida, que foi nomeado pelo Governador Fernando Correia da Costa, com mandato até 31 de Janeiro de 1955. O primeiro Prefeito eleito foi Arquimede da Rocha Galvão, juntamente com os cinco vereadores.
Cronologia
1778 – em 2 de Setembro,João Leme do Prado chega na região de Ladário sendo a data de fundação da cidade.
1838 – em 19 de Abril, Ladário passou a condição de Distrito pela Lei Província nº 04.
1873 – Inicio da construção do Arsenal da Marinha de Ladário pelo capitão de Fragata M.R Cunha Couto, por ordem do Ministro Joaquim Ribeiro da Luz, em 14 de Março.
1874 – em 28 de Maio, efetuo-se a fundação da Loja Maçonica Pharol do Norte, localizado na Avenida 14 de Março
1893 – em 07 de Janeiro foi inaugurado a Igreja dedicada Nossa Senhora dos Remédios, onde se encontrava em uma capela no interior do Arsenal da Marinha.
1896 – em 16 de Março, através da Lei nº 134, a povoação de Ladário, no município de Corumbá, foi elevado à categoria de Freguesia, com os mesmos limites do respectivo distrito político.
1911 – Ladário compunha o município de Corumbá, na categoria de Distrito, permanecendo assim até 1933.
1936 – em 31 de Dezembro, Ladário volta integrar o município de Corumbá.
1941 – em 30 de Julho foi inauguração do ramal da Estrada de Ferro Brasil-Bolívia, ligando Ladário a Corumbá, com a presença dos Presidentes Getulio Vargas e Victor Paz Estensoro, da Bolívia, na mesma ocasião o Presidente Vargas esteve no Arsenal da Marinha, inaugurando a eletrificação das oficinas e o Dique Seco.
1948 – em 16 de Fevereiro Ladário se torna sub município de Corumbá pela resolução nº 13, tendo como subprefeito o odontólogo Amolbe Rodrigues Freire.
1950 – de acordo com o Recenseamento geral deste ano, Ladário contava 3.908 habitantes.
1953 – em 11 de dezembro, através da Lei Estadual nº 679, a então vila de Ladário foi desmembrada do município de Corumbá e elevada à categoria de cidade.
1954 – em 17 de Março foi instalado o município de Ladário.
DADOS DO MUNICÍPIO DE LADÁRIO.
Nome do Município: Ladário
Unidade Federativa: Mato Grosso do Sul
Gentílico: ladarense
Fundação: 02 de Setembro de 1778
Municípios Limítrofes: Corumbá (esta totalmente dentro de Corumbá)
Longitude: 57°39`16``
Latitude: 18°59`44``
Distancia até a Capital: 425 km
Área: 342.509 km ² (Representa 0,10% do Estado)
População: 18.805 hab. IBGE 2009
IDH: 0,775 PNUD/2000 (12° no ranking estadual)
Altitude: 114 m acima do mar
Clima: Tropical
Prefeito: José Antonio Assad e Faria (PT)
Adm (2009-2012)
FONTES:
João Lisboa de Macêdo